terça-feira, 31 de maio de 2011

Saiba se o cachorro está doente

Saiba se o cachorro está doente, os animais também ficam doentes, e não é simplesmente deixar que o tempo cuide da situação que o problema irá se resolver.
Cão, gato, periquito, papagaio, enfim, não importa o animal de estimação que você tenha, ele precisa ir ao médico a cada seis meses para manter a sua saúde.
Mas como saber se o seu cachorro ou gato está doente? Como os animais não sabem falar, é preciso que o proprietário esteja sempre atento ao animal, e assim realizando um exame de rotina, simples diariamente é possível saber se o animal necessita ou não de ajuda veterinária. No entanto, é válido lembrar que independente deste exame, o animal precisa ser avaliado pelo médico veterinário anualmente, sobretudo, para a vacinação.

Segue abaixo algumas dicas para saber se seu animal está doente:

CABEÇA: Comece a examiná-la pelos olhos, os quais devem estar claros sem secreção e sem inchaço, e abaixando a pálpebra inferior, veja se a parte interna está rosada. Qual sinal de palidez em excesso pode indicar anemia. Além disso, veja se o seu cão possui manchas brancas ou embaçamento na parte escura dos olhos.

ORELHAS: Examine a parte interna e externa, incluindo as bordas, verificando se há falhas ou crostas que possam indicar ácaros ou sarna. É válido ressaltar que um ouvido sadio não possui odor e nem secreção, e caso note algum cheiro não agradável, e secreção amarelada ou amarronzada, procure limpar os ouvidos com um chumaço de algodão com produto tópico específico.

BOCA: Levantando o lábio superior do cão, analise as gengivas por completas, as quais devem estar rosadas e sem palidez, mas caso apresente palidez, pode ser sinal de anemia.

FOCINHO: Geralmente está úmido e frio, sendo que não apresenta secreção, exceto em dias quentes, quando o animal pode ‘transpirar’ pelo focinho. Lembre-se de que focinho seco e quente não significa sempre febre, caso esteja ocorrendo, procure analisar o animal e espere por outros sinais, como perda de apetite. Se o animal realmente estiver com febre, as orelhas também estarão quentes juntamente com o focinho.

PELAGEM: Verifique se o seu animal apresenta falhas na pelagem e se o seu cachorro coça muito, e caso não seja pulga e nem carrapato, estas falhas podem ser sarnas.

ÓRGÃO GENITAL: Macho ou fêmea, veja se o órgão genital de seu animal apresenta algum tipo de secreção abundante, caso esteja, leve-o imediatamente a um médico veterinário.

PATAS: Verifique as patas procurando por parasitas, feridas e machucados tanto na parte dorsal quanto na ventral, nas laterais e também entre os dedos.

Não deixe de cuidar sempre o seu bichinho de estimação, dedique sempre uma hora do seu dia para brincar com ele, e aproveite para examina-lo.

CUIDAR DELE É UM ATO DE CARINHO E AMOR, E ELE TE RECOMPENSARA EM DOBRO COM MUITAS ALEGRIAS.

Um comentário:

  1. Adorei saber das dicas de como cuidar da saúde dos animais,minha cachorrinha Mel agradece.É isso aí,vamos cuidar deles todos merecem.Além de tudo passear e brincar é muito saudável bem como levá-los ao Veterinário. Abraços a todos...

    ResponderExcluir

Seguidores

Postagens populares

Visualizações de páginas da semana passada